domingo, 31 de janeiro de 2010

Em boca fechada não entra mosca


Sabe aquele filtro social que anatomicamente se coloca entre o cérebro e a boca que todo mundo - ou quase todo mundo - tem, pra evitar de falar besteira? Pois é, eu me enquadro na tribo do "quase todo mundo" e confesso que, entre o pensar e o falar não existe lá mto raciocínio da minha parte.

Confesso que não sei mto bem pq esse assunto anda recorrente na minha vida nas últimas semanas. Acho que a culpa é da minha amiga Patrícia Esther, a única, que, de verdade, de verdade posso dizer que tbm não tem esse filtro lá mto apurado. Mas tenho parado pra pensar e percebi que na maioria das vezes falo o que penso. Talvez quem leia o blog com mais assiduidade possa perceber isso tbm. Eu não consigo parar pra achar palavras lindas, gentis e adequadas pra falar as coisas com mais carinho e delicadeza, sem ofender ngm, ou simplesmente me calar qdo o assunto não é da minha alçada, não tenho nada a acrescentar, ou qdo acrescento, não é nada positivo.

Já aconteceu de eu perguntar se a avó ronca, dizer que o cabelo recém pintado de vermelho está horrível na cara sem ser perguntada (eu poderia simplesmente dizer que preferia ela loira, não é?), dizer pra sogra entrar no blog justo no post que chamei o marido de mimado, dizer pro juiz com quem trabalho que eu tinha certeza que o processo perdido estava com ele, diante de sua hesitação (ai, só vcs vendo a situação... eu até hoje tenho vergonha).

Já percebi tbm que isso não é uma mera demonstração de espontaneidade. É deliberadamente uma falta de talento de achar a maneira mais singela de expressar minha opinião. Eu tento, de vez em qdo, achar palavras simpáticas. E, acreditem, a emenda sai pior que o soneto. E o pior acontece qdo eu tento ficar calada: às vezes me calo sim, só que eu não esqueço. E aquilo, fica, fica e cresce, eu passo a ter mais convicção do que eu penso e qdo sai, sai mto maior. Então ultimamente tenho dito tudo, pq aí o dano é menor.

Pras minhas amigas, fica a certeza: cá está uma pessoa mto sincera.

3 comentários:

Julie disse...

Aiiii... Também sou mais ou menos assim. Depende muito da situação, do dia, do meu humor. Tem vezes que eu falo (odeio isso), mas começo a chorar. Ultimamente estou assim, chorona. Choro para matricular meu irmão no colégio novo, choro com a atendente de telemarketing do plano de saúde, mas já já eu volto ao normal, sem essas lágrimas!

Janinha disse...

Eu tb tenho meio freio social. Ou eu não me manifesto ou sou a super sincera... e mesmo sinceridade sendo uma qualidade tem gente que não gsta não, en~tão ja fui bastante "deixada de lado". Mas aprendi que quem é amigo mesmo não larga fora por isso, então... sou assim tb.

Bjocas.

veri disse...

eu ja fui muito de filtar
ficar no meu canto so observando
mas hj em dia
cansei de ficar calada e esse povo meu fazendo trem errado
mas no q adianta agente fala e ainda leva a fama de intrometida
so tava querendo ajudar
mas e complicado
ficar calada na hora certa e falar qdo deve
ultimamente estou fazendo o contrario
mas a gente aprendi
se descobrir algo pra melhor essa boca me conta

bjum