domingo, 11 de outubro de 2009

E enfim chegou o Círio!!



E enfim, chegou a data mais esperada do ano para os paraenses: o segundo domingo de outubro, dia do Círio de Nazaré! É a minha data favorita no ano, dia de fé, de solidariedade, de paz, de união, de bem querer, de desejar felicidades um ao outro e de comer pato no tucupi e maniçoba.


E pq minha festa favorita não é o Natal? Pq no Natal, não vejo esse sentimento puro que tem no Círio. As pessoas estão preocupadas com presentes, árvores, shoppings, confraternizações do trabalho, da faculdade, do prédio, das amigas de infância, e nessas datas, só se faz comer, comer e comer e esquece um pouquinho que o Natal, na verdade, é a celebração do nascimento de Jesus.


Tudo começou quando o caboclo Plácido José de Souza encontrou, em 1700, às margens do igarapé (igarapé é riacho em paraensês) Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até que o Plácido resolveu construir, no local, uma pequena capela. Hj está lá a Basílica de Nazaré, a igreja com paredes de ouro.

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

O Círio é a maior procissão católica do Brasil e a terceira maior do mundo, eu aprendi na escola. Alguém vai dizer que é a de Aparecida, e tal, mas lembro que Aparecida não tem procissão. As pessoas apenas vão até a Catedral de Nossa Senhora. Bem, ngm tá aqui pra discutir, até pq a fé é direcionada a mesma pessoa. Só sei que isso movimenta tudo e todos: são dois milhões de pessoas que participam da comemorações (a populção de Belém é de um milhão e meio e nem todos são católicos). Esse ano, a estimativa era que a quantidade de carros aumentasse em mais de 30mil. A gente tem que dirigir com cuidado, pq vem mta gente das comunidades ribeirinhas que nao sabe atravessar a rua. No Círio, a gente apenas liga um pro outro pra desejar feliz Círio. Que outra data a gente faz isso? E, paralelo a isso, todo mundo decora suas casas, compra pato, tucupi e jambu, cozinha a folha da maniva por 7 dias e 7 noites pra fazer a maniçoba.... Gente, esse movimento coletivo é único, só quem mora aqui entende.


E eu só posso desejar a vcs um feliz Círio, que ele seja iluminado, feliz e que a Nazinha leve a cada uma uma chuva de bençãos, tipo essa que cai toda tarde em Belém do Pará.

9 comentários:

Unknown disse...

Oi Paola,eu particularmente não conhecia essa data tão importante.
Já tinha ouvido falara mas não conhecia os detalhes.
Muito bonita a estória.
Vi ontem na televisão o movimento todo e achei fantástico.
Obrigada por dividir conosco essa manifestação tão bonita de fé.
Um feliz Círio para vc tbm.
Beijos

Borbulhas Literárias disse...

E eu que não conhecia???

Anônimo disse...

Que lindo ...

Que seus dias sejam muito iluminados !

bjo

Flórence disse...

Oi boa semana, bjkas.

Unknown disse...

Oii linda!!!

Vim agradecer as palavrinhas carinhosas no meu bloguinho, vc eh uma fofa!!!

Tava com saudades da sua visitinha, venha mais vezes!!!


bjão e ótima semanaaa!

Um presente para nós dois disse...

Ai eu acho que já disse isso, mas vou repetir, não sou católica, mas sonho em conhecer pessoalmente a festa do Círio de Nazaré, deve ser linda.Bjs

veri disse...

e linda eu conhece
acompanho desde q nasci
12/10/84
meu niver dia n s aparecida amo de paixao
sou suspeita ne
bjum

Any disse...

Adorei a explicação e saber o porque de vc gostar mais dessa festa q do Natal. Achei muito justo!!!
Menina, acredita q sonhei q meu marido ia fazer uma prova aí no Pará e vc nos recebia em sua casa? Nós conhecíamos seu marido e o filhote, e vcs eram muito hospitaleiros e simpáticos. Adorei!!!
Bjks!!

Janinha disse...

Adorei saber desses detalhes...

Acho muito lindo esses movimentos culturais...

Bjocas.