segunda-feira, 9 de março de 2009

Minha terra tem palmeiras... de açaí

Eu moro no coração da Amazônia. E só entende o que é isso, quem nasceu, mora e gosta daqui.

o sorriso chegou na carinha e ficou



De vez em qdo, por causa dos estímulos da vida moderna, eu esqueço disso. Mergulho em tv, revistas de circulação nacional, internet e me sinto em uma cidade como qualquer outra. Só me lembro que estou onde estou qdo reclamo de algum serviço mal prestado ("Belém é assim mesmo") ou da falta de algum produto ("as coisas não chegam a Belém e qdo chegam custam caro, pq é longe"). No dia a dia, esqueço de como minha cidade é legal. E como Belém é uma cidade relativamente pequena, restrita em mtos aspectos e quase exótica por causa da localização e da distância, a gente acaba achando que a grama do vizinho é mais verde.

Na verdade, cada terra é legal e bonita de um jeito. Basta a gente aprender a valorizar o que tem.


Mas, sendo repetitiva e cansativa minha terra é maravilhosa. É maravilhosa por causa da culinária que é a melhor do Brasil, e olha que eu já viajei por esse país todinho. Dizem que é a única culinária genuinamente brasileira, pq é indígena e não teve inflûência nem dos portugueses, nem dos africanos nem de nenhum outro povo. Minha terra é maravilhosa pq é arborizada com mangueiras, fruta que alimenta o povo todo, por causa da chuva da tarde, por causa dos rios que circulam a região...


Eu sempre fui super paraora, valorizo mto as coisas típicas da minha terra. Acho que não tenho pq comer bacalhau qdo tenho pescada amarela e pirarucu, não tenho pq pagar os tubos por futas que vem do sul, qdo compro por aqui bacuri, cupuaçu e açaí fresquinhos (um aviso: aquilo que vendem em SP e RJ como açaí é enganação). Mas esse ufanismo todo é pq ontem nós fomos passear de lancha pelos rios que cortam a região, coisa que quase não fazemos. Pegamos o rio Guamá, aqui na "porta" de Belém e fomos entrando, por furos, canais, até que chegamos no Rio Acará, que banha a cidade de mesmo nome, onde fica o "puxadinho" que o Márcio, colega do Leo do trabalho, tem. Só fazendo o passeio pra ter noção de como a Amazônia é linda!!

o caminho pro sítio do Márcio, que nos convidou. Mta gente, até mesmo daqui pensa que a água é suja, pela cor. Mas o que determina a cor da água é o tipo do solo. A água mesmo é limpa.

A cada curva que o barco fazia, eu ficava mais encantada. E olha que sempre morei aqui... Árvores lindas, umas mais frondosas que as outras, árvores de várzea, de terra firme, frutíferas, pássaros, que paisagem mais linda!! Aqui tem um povo que mora na beira do rio e que chamamos de ribeirinho. Pra eles, o rio é a rua. Tem até música que diz isso. E ontem eu vi uma cena engraçada, tinha uma festa num bar na beira do rio, e todo mundo ia pra festa no seu barquinho, estacionava embaixo do bar, depois pegava seu barquinho e tomava seu rumo.



essa é uma casa dos ribeirinhos





Enfim, ventinho, água, mata fechada, rios sinuosos, passeio de lancha, de jet ski... foi um dia muuuito agradável, e incrivelmente fora do comum, o que é um absurdo, considerando a malha hidroviária do estado. Todo mundo em Belém tinha que ter lancha em vez de carro.


essas palmeiras são a árvore do açaí. Mas estão vazias pq época de chuva não é época de açaí


Voltamos pra casa com essa sensação, de que a gente valoriza demais o que é de fora, o que é importado e nao damos valor pras coisas da nossa terra... que são igualmente incríveis!



Pela foto, ou só olhando de fora, não dá pra ter noção da forla da correnteza. Se relaxar um pouquinho vai para loooonge

7 comentários:

Bibi disse...

Nossa, adorei isso!!! Que legal esse post... Que lugar!!! Um dia ainda conheço!

Noiva Mari disse...

que liiindo esse post ! amei ! tbem acho que temos que valorizar a nossa terra .. o lugar onde nascemos ... ai que delicia deve ser essa agua ...

e seu filhote é lindo d + da conta sô ! rsss

bjo

Noiva Mari disse...

Rsss .. Patos é uma cidade boa ! A festa do milho entao nem se fala ...
Bem .. minha sandália é aberta mesmo e cor de rosa bebê com um laço na ponta ! Acho que vai ficar linda.

Bjocas

Jahm disse...

Paola,

Sua terra é realmente linda.
Conheço Belém e vou te falar...morro de saudade do bacuri (rsrsrsrsr).
Uma delícia!
Ai...se eu pudesse e meu dinheiro desse!
rsrsrsrsr
Felicidades!
BJahm

Ju disse...

parece mesmo maravilhoso
=)

Bianca disse...

Paolita,
Que fotos!!! Tua com o meu amigo João e aquela dele no início, nossa!!!
Saudade de ti também, viu? E sou leitora assídua daqui! Mesmo sem deixar os recadinhos?
Beijão :*

Alyne Frazão disse...

Paola,

tah certíssima a nossa terrinha tem seus problemas, assim como outras cidades, mas é linda !!!!

Lindas fotos !!!
Bjs