quarta-feira, 28 de julho de 2010

dicas para atender bem

****Peguei do blog da Luciana Fróes. Tirando umas frescurites (eu não vou morrer se não me oferecerem uma taça de Porto - apesar de concordar que faz diferença sim), concordo com mtas coisas. A pior coisa do mundo é vc sair de casa pra comer e ser mal atendido.

Deu no NYork Times.. A lista original traz 100 tópicos. A versão daqui é reduzida (e remake)

Não permita que os clientes peçam duplicado sem saber. Diga que o ratatouille já vem com abobrinha.


Se existe um menu a preço fixo, diga aos clientes. Não force ninguem a pedir os pratos mais caros.


Não sirva um tira-gosto sem detalhar de que é feito. As alergias são problemas sérios; óleo de amendoim pode matar. já fui vítima de uma salada com molho de castanha - sou mega alérgicae passei o resto da noite no pronto-socorro.


Não ignore uma mesa porque ela não é "sua" mesa. Preste atenção e ajude, mesmo se as gorjetas não forem compartilhadas. eu acho essa história de mesa minha, mesa sua, uma babaquice. O dono não é o mesmo?


Traga todas as entradas ao mesmo tempo, ou não traga nenhuma. O mesmo vale para os pratos principais e as sobremesas.


Não complete o copo d'água a cada dois minutos ou após cada gole. Você deixará as pessoas ansiosas.


Os pratos do dia, falados ou impressos, devem sempre ter os preços.


Sempre retire os talheres usados e troque por novos.


Nunca empilhe os pratos na mesa. Eles fazem muito barulho.

Não passe em frente de um cliente para servir um outro.


Se um cliente está tendo dificuldades para decidir, ajude. Se alguém quer saber de sua história, seja breve. Se alguém quer falar com o chef, faça um esforço.


Nunca sirva um prato que esteja quente sem avisar ao cliente. E nunca peça para um cliente passar um prato quente para outro cliente.


Não corra pelo salão como se houvesse um incêndio na cozinha ou alguma emergência médica. (A menos que haja um incêndio na cozinha ou uma emergência médica.


Não sirva a salada em um prato gelado. Normalmente isso significa que a mesma não foi feita na hora.


Previna os clientes de alguma coisa que esteja em falta antes que eles escolham justamente isso.
não dá raiva de escolher justamente o que não tem?

Nunca pergunte se alguém já terminou enquanto os demais ainda estão comendo.


Não pergunte se alguém terminou no exato segundo em que ele terminou. Deixe o cliente digerir, saborear, refletir.


Não desapareça. Essa acontece com frequência enervante!


Se você pingar ou derramar alguma coisa, limpe tudo, substitua o derramado, ofereça-se a pagar por qualquer prejuízo, mas nunca toque nas manchas do cliente.


Pergunte se o cliente deseja o café junto com a sobremesa ou depois. A mesma coisa com os licores.

Nunca traga a conta sem que alguém a tenha solicitado. E entregue a quem pediu.
Se mais de uma pessoa pediu a conta, coloque-a em um lugar "neutro" da mesa.


Não interrompa seu excelente serviço depois que a conta foi apresentada ou paga.


Não pergunte se o cliente deseja o troco. Simplesmente traga o troco.


Se alguém reclamar da música ambiente, tome alguma providência, sem alterar o clima. (A música é para os clientes, não para os empregados).
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Não fique em volta dos clientes de forma a fazê-los sentir que estão sendo observados ou apressados, especialmente quando eles estão decidindo a gorjeta ou assinando os cheques.


Nunca diga nada em relação à gorjeta, seja ela boa, ruim ou indiferente, com exceção de "Muito obrigado!". Isso já aconteceu comigo no maravilhoso Chico e Alaíde, no Rio. Não deixarei de ir lá, mas tbm nao dou mais mto papo pro garçom.

Clientes, assim como os empregados, existem de vários tipos. Mostre sua satisfação com uma "boa mesa" oferecendo uma taça de Porto, um prato de petit-fours ou qualquer outra coisa que a gerência permita.

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