quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A difícil arte de escolher as fotos do album


Há um mês que olho pras fotos do casamento quase todos os dias. Já olhei todas pelo menos 10 vezes. Umas mtas vezes mais. E ainda nao to nem perto de escolher as fotos do álbum.

São 2050 fotos do fotógrafo contratado. Mais 400 fotos do fotógrafo da coluna social. E mais umas 200 de outro fotógrafo da outra coluna.

E eu só posso escolher 150 fotos.

Desse fotógrafo que tirou 400, eu escolhi 5. Do terceiro, ainda não escolhi nenhuma, pq as fotos se repetiram, então não vi necessidade. Do fotógrafo oficial, claro, serão escolhidas a maioria das fotos, pq ele que confecciona o álbum.

De cara, resolvi descartar as fotos em que as pessoas apareciam falando, piscando, de costas. Nisso foram embora 650 fotos. Prestem atenção pq ainda restam 1400 só de uma pessoa.

Os passos seguintes foram escolher fotos de todos os momentos. É um ritual, então tem que ter foto de tudo: entrada do noivo, do pai do noivo, dos pagens, da noiva (várias), do sermão do padre, da entrada e da benção das alianças, do juramento, do momento de colocar as alianças, do beijo e as fotos finais com os padrinhos, pais, pajens e irmãos.

Depois, fotos do povo nos jogando arroz, a saída com o carro, as fotos externas, a entrada no salão, fotos da decoração do salão, a dança, o corte do bolo, o brinde, jogar buque, foto com a sogra (pois eu dei o buque pra ela) e foto com a moça que pegou o outro buque, foto com o Leo que jogou uma flor e com o amigo que pegou a flor, fotos com os amigos, família, pessoas dançando, fim de festa... ufaaaa...

Alem disso, eu não quero fotos daquelas mto posadas. Gosto de fotos que têm movimento, que mostram alegria, sorrisos genuínos e não quero as pessoas com sorrisos forçados pq estão tirando foto. Claro que algumas dessas têm que ter, com meus padrinhos terei fotos assim com todos, mas em geral, quero um album alegre e que transpareça essa felicidade mesmo pra quem não foi pra festa.

Eu e Leo estamos conversando pra fazer mais um álbum, um da igreja, outro da festa, cada um com 100 fotos. Ficará mais fácil de manusear, pq os álbuns estarão mais finos, e podemos escolher mais fotos, então estarão mais completos também.

Entenderam meu drama?

4 comentários:

Anônimo disse...

ixi nem fala ... tenho até medo quando eu for escolher as minhas. Do noivado eu ja achei dificil ... foram 300 fotos pra escolher 80.
Mas a sua logica ta muito boa de escolha. E essa ideia de 2 albuns de 100 tbem tá otimo.

bjo

Kah disse...

Oiiiii
Paolaaa
Obigado pela visitinha....
Estarei aqui com mais frequência..
Viu no que da ser famosa, quantas fotos, quantos flash, gente importante e outra coisa...
Mas escolhe com calma que tudo vai dar certo...
Beijokasss

disse...

Essa parte é complicada porque vc deve ser como eu, simplesmente AMO FOTOS!!!!!!
Mas o que eu pretendo fazer é escolher o que eu tiver direito e depois fazer outros albuns com o tempo...
A ideia dos dois albuns foi otima!!!
Beijos!!!

Alyne Frazão disse...

Nossa, Paola, eu ainda lembro do sacrifício de escolher as fotos da minha formatura, imagino do casamento.....deve ser um sufoco.
Ahh aproveito p/ agradecer, com mto atraso, pelo selinho...brigadaa !!!
Bjs e bom fds !!!!