segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Uma família com memórias

Era uma vez uma família sem memórias. Uma gaveta inteira de fotos reveladas, um terabyte de fotos digitais e nenhuma organização. Até que em um belo dia de sol, a mãe resolve tomar vergonha na cara e começar a arrumar essa bagunça. Pq nada pior que um ser humano sem memórias. Uma pessoa sem memórias não tem identidade, não tem personalidade, blablabla whyskas sache....


Bem, essa era a situação da minha casa. Fotos, fotos e mais fotos sem nenhuma classificação. As imagens existiam, mas não estavam acessíveis. As mais "a mão" eram as fotos do orkut, com exceção dos álbuns de casamento (não conta, né, a gente gasta maior grana com isso) e do álbum de lua de mel que fiz questão de fazer.


Esse, inclusive, deu um megatrabalho, mas ummegaprazer também pq eu guardei da viagem os guardanapos e os cartões dos restaurantes, os cartões daslojas, os ingressos, tudo. Coloquei tudo no álbum.



Mas era só isso de álbum que tínhamos.



E eis há dois anos, eu descubro o D-Book um programinha de fazer álbuns. Nessa época fiz um álbum comemorativo de aniversário de namoro meu e do Leo. Demorei a pegar o resto das fotos, mas comecei. Primeiro resolvi fazer o álbum da viagem que fizemos ano passado a Miami e NY e ficou uma porcaria, Mas eu refiz e ficou assim:



capa

páginas dois e três.


Páginas dez e onze

Um dia, um domingo, acordei cedo como sempre, baixei a gaveta de fotos para tentar classificá-las, peguei um monte de fotos do João Lucas bebê, chorei um bocado, mas comecei a organizá-las. Eu já tinha em casa um álbum desses de páginas duras, para colocar as fotos com cantoneiras, e algumas das primeiras fotos dele colocadas. Terminei como pude, tentando organizar por ordem cronológica, o que foi bastante difícil:













Paralelamente, tbm no D-Book fiz o álbum do João Lucas de cinco anos. Coloquei as fotos do aniversário dele de 5 anos, em novembro de 2004 até outubro de 2005. Primeiro pq o primeiro álbum dele começa no dia que ele nasceu e eu achei que devia fazer um álbum por ano. Segundo pq acho que o ano novo começa do dia que a gente nasce. E esse álbum ficou assim:






E quando fomos ao Rio de férias em julho desse ano, vi na Tok&Stok um álbum lindo de tecido com laço de fita de cetim pérola. Eu tinha que ter aquele álbum. Comprei, sem saber o que ia colocar nele. Vi que queria colocar as fotos daquela viagem. Escolhi as fotos e mandei revelar. Ficaram lindas, mas como as páginas do álbum eram de papel carmem (aquele com cor de caixa de papelão), achei que ficou meio sem graça. Fui na loja que vende artigos de scrapbook, pirei na batatinha com tantas coisas lindas, comprei um monte delas, gastei horrores, e coloquei no álbum pra dar uma alegrada:







Agora eu to envolvida com três projetos: o álbum do João Lucas de seis anos, um álbum do ano de 2009 inteirinho com exceção das viagens (que eu ainda não mandei imprimir por medo de ter esquecido alguma coisa) e o álbum de viagem de férias da minha sogra.
Brasil, um país de memórias, a gente vê por aqui.


PS: As páginas exibidas aqui foram escolhidas aleatoriamente. Não representam as piores nem as melhores.




10 comentários:

Anônimo disse...

que liindo .. Eu tbem tenho que criar vergonha na cara e organizar algumas coisas aqui, principalmente fotos. Eu ja tenho ate os albuns pra colocar as fotos, so falta ter paciencia pra separa-las e organizar tudo.
Ja tentei duas vezes fazer um livro do dbook, mas depois de pronto nunca enviei pra impressao e nao me pergunte pq rsss

Ficou lindo os seus albuns ... so uma ideia... Pq nao mandar imprimir um adesivo com o nome ou alguma foto do joao lucas pra colocar na capa do album e por cima daquela palavra RITRATO ? Achei a capa meio sem graça. La onde eu trabalho a gente faz adesivos e fica mais ou menos uns 8,00 um adesivo com o nome.

E parabens pela iniciativa .. um dia eu chego la.

Bj

Alice disse...

paola, tbm acho esse caderno da tok stok lindao!!! parabens pela iniciativa. Comprei nesses sites de desconto revelações de 60 fotos por 5,99!!! vou começar pelas mais antigas digitais pra ir organizando tbm. Gosto tanto de "achar" uma foto no armario enquanto procuro outra coisa...

Unknown disse...

Ai que lindo!
Vc abraçada no bebê me deixou arrepiada,linda a foto.
Eu tbm adoro fotos e essa onda digital tirou um pouco desse meu prazer.
Tbm tenho esse programinha e acho que vou embarcar na sua.
Um beijo.

Coisas do Casal (Cynthia) disse...

Olá Paola!! Adorei os albúns, todos lindos!!

Beijinhos!

Elaine Lobato disse...

Paola que coisa chic! Todos os álbuns ficaram muito bons!
Sem dúvida o mais importante é a história de vida que guadamos dentro deles, quando crescemos acho super importante reviver momentos da infAñcia e as fotos contribuem uito para isso... é um presentão para o se filho ver toda a vida dele e todo o amor que vc demonstra para ele desde bebêzinho
registrado com tanto carinho
bjs

Janinha disse...

Eu, como uma amante inveterada por fotos, AMEI-EI-EI-EI todos os álbus q vc fez e que montou. LIIINDOOOSS!
AMO mexer com fotos, e esse verão eu tive paciência (e $$) pra mandar revelar as fotos e organizá-las... dá trabalho, né? Mas é bommmm. Bjocas.

Unknown disse...

Ai menina!
Que idéia ótima!
Nem te conto o tanto de fotos para organizar aqui em casa :/
Ou tah sem albúm ou tá no PC.

Paola, achei bem divertido seu comentário dizendo lá no meu blog que se fosse vc ia logo dizendo: to grávida, minha mãe tava lendo comigo os comentários e no seu rimos muito...rs

Obrigada pelas palavras carinhosas e verdadeiras!

bzos nossos

Mamãe Deínha e Nenê ♥

Mimo Chic disse...

Querida Paola
quanta doçura!
Seguiremos.
Esperemos retribuir esse carinho no nosso blog também,
quem sabe tê-la como seguidora, pois pessoas assim tem alma grande,
fique em paz,
Lulu e Sol

Any disse...

Ameiii!!!
Me ensina?? Onde eu consigo esse programa na net? Tenho um monte de fotos pra organizar!!!
Foto digital é maravilhosa do fato de vc ter milhares, mas não revelar as vezes deixam elas esquecidas nos cantos...
Bjs!

Narda disse...

E eu que ainda nem montei o álbum de casamento?
Menina, esse negócio de foto digital ao mesmo tempo que é uma mão na roda, é uma desgraça porque a gente fica totalmente relapsa hehehe
Também quero fazer o das nossas viagens!
Beijocas