terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

sobre o adeus de Ronaldo

E o Ronaldo veio a público dizer que se aposenta aos 34 anos. E chorou. E um monte de gente chorou com ele. Mas eu não.
Não pq seja fria e insensível.
E tbm não pq não goste de futebol.
Não chorei pq simplesmente ele encerrou seu ciclo. E ponto. E convenhamos que já tava mais que na hora.
Eu reconheço que ele deu mtas alegrias ao Brasil, um país que vive e respira futebol. Mas cada um de nós, que nem câmeras e computadores, temos um tempo de via útil, que varia conforme profissão e estilo de vida. A gente, com a maturidade, tem que saber reconhecer que nosso tempo chegou ao fim.
Não to me referindo à morte, cruz-credo. 
To me referindo aos ciclos da vida.
Pq chega uma hora que vc tem que parar de se vestir como garotinha. De ir pra festa, subir na mesa e gritar uhuuu. Sim, chega um tempo que isso não dá mais pra vc, seu corpo e seus filhos denunciam sua idade. 
Tem uma hora que não dá mais pro cara ficar pegando garotinha e se achando o gostoso. Tem uma hora que isso tem que passar. Qdo o cara tem 30, as meninas de 18 ainda podem olhar pra ele e achá-lo interessante. Qdo o cara tem 50, elas podem até olhar e achar interessante, mas daí a ficar em festa se comportando como um garotão, pra pegar todas e achar isso bonito, não dá.
Tem a hora de acabar o casamento. De trocar de emprego. De dar um basta no namoro ou na "amizade" que só tá fazendo mal. De parar de comer gordura e sal, pq a saúde não permite mais. De parar de pegar no pé do filho. De aceitar que a filha não é mais virgem e que vai viajar com o namorado sim.
E tbm chega a hora de se aposentar. Deve ser um saco ficar em casa pra quem sempre foi compromissado com o trabalho, mas a gente tem que reconhecer que em um dado momento corpo e mente não acompanham mais o ritmo que o trabalho exige. Sorte do Ronaldo, que, em um país onde a maioria só pode se aposentar com 65 anos, quando a vida e o INSS já não permitem certas extravagâncias, fará isso aos 34, com filhos pequenos pra aproveitar e a conta bancária mais que recheada. 
Reconheçamos que o auge da carreira dele já tinha passado há mto tempo. Essa hora chegaria mais cedo ou mais tarde e confesso que achei que tardou.
Reconheçamos ainda que, sim, devemos ser gratos a ele pelo espetáculo de futebol que ele nos proporcionou durante anos e anos, mas que ele deve ser mto mais grato a sua torcida que sempre o apoiou mesmo qdo engordou, teve uma convulsão suspeita numa final de copa do mundo, pegou travesti, teve um casamento polêmico com a Daniella Cicarelli, etc.
E é isso.
Bola pra frente, Brasil.

PS - dizer que essa gordura dele é hipotireodismo é tirar sarro da nossa cara, ne?

5 comentários:

Cynthia Barreto disse...

Concordo com tudinho que vc disse...rs! Acho que a hora dele já havia passado há muito tempo, só ele não havia percebido, sem contar que esta história de dizer que vai parar pq o remédio para no doping é mentira, afinal a CBF disse que a subtância que ele toma não está na lista de doping...Era mais fácil ele falar que está gordo e cansado e pronto!

Beijos!

Jahm disse...

Vc é demais!
Adorei tudo!
rsrsrsrsr

BJahm

Sra. Mari disse...

rssss ... muito bom esse post !

bj

Elisa disse...

Paola!
A única coisa que quero saber é se ele vai emagrecer agora, já que não tem mais desculpa de não tomar os remédios...(por causa do Dopping e tals)
Na verdade, eu como amante do Futebol(Amo mesmo e até me arrisco as vezes em conversas com marido e amigos), eu achava que ele já devia ter parado em 2009 na conquista do Paulista, em que ele fez 08 gols.
Parava na boa, exaltado!
Agora o cara vai pra tv dizer aquilo tudo e o sentimento máximo que as pessoas sentiram por ele foi pena...

Falei demais...rs

Bjks!

Charliane Tamires disse...

Assino em baixo e apoiado!!!rsrsr