terça-feira, 30 de junho de 2009

E haja vatapá



Festa junina no norte é diferente.


A gente não dança só quadrilha. Tem quadrilha, carimbó, siriá, lundu, e muitas outras danças.
Aqui, a canjica do sul se chama mingau de milho e a nossa canjica é o curau do resto do país. Faz um calor da peste, nao tem fogueira, não tem quentão e as comidas são outras. Tem mingau de milho, canjica e bolo de macaxeira (que em outros lugares é chamado de mandioca ou aipim), bolo de milho, bolo podre (com tapioca e coco, nao sei se é exclusividade nossa), tacacá, caruru, vatapá,maniçoba.


E no meu caso muito vatapá.


Eu comentei com alguém que eu gostava de vatapá e que fazia tempo que eu não comia e, em toda festa que eu ia, eu mandava ver no vatapá. E em toda festa que as pessoas iam, me traziam vatapá. E resultado que eu já comi vatapá pelo ano inteiro.


O nosso vatapá é diferente do da Bahia e, na minha modesta opinião, tbm é mais gostoso. O nosso não tem amendoim, castanha, gengibre, nem pimenta e sempre é preparado com camarão. então é mto mais leve (ou menos pesado). E é servido com arroz e jambu, minha verdura favorita que faz tremer a língua. Ainda bem pq pela quantidade que eu comi, se fosse heavy metal como o baiano, eu tava uma rolha.

Deixo aqui o link da receita.

Pena que já ta acabando, e eu ainda nem comi as outras comidas.

Eu sou mto paraora mesmo. Especialmente no paladar. Dizem que a culinária amazônica é a única realmente brasileira, pq nao tem influência de nenhuma outra, seja européia, ou africana. Nao sei, mas que é a melhor do mundo, disso eu não tenho dúvida.

3 comentários:

Sra. Mari disse...

huuum deu agua na boca ...

maldade vc fazer isso ! rsss

bjo

Muriele Binow disse...

nossa eu nunca comi vatapá, mais não vejo a hora de ir ao pará para comer.....não só o vatapá mais as comidas tipicas tbm......talvéz eu vá em outubro.....bjos!!!

Narda Rafaela disse...

Mais uma coisa em comum: também AAAAAAAAAAAMO vatapá!
Trouxe um pote cheio, agora quando vim de Belém (daqueles potes de sorvete - bem geladeira da casa da avó sabe? hehehe).
Hoje mesmo almocei vatapá!
:)