sábado, 26 de março de 2011

Cheiros que me desconcertam

Existem odores que me tiram do sério. Comecei a pensar neles tem um mês.
  • Tucupi. Uma pena que a maior parte das pessoas que lerá isso, não vai entender o que eu digo, mas tucupi é um cheiro que realmente me desconcerta e o motivo desse post. Quem não sabe o que é, leia aqui.
  • Verão. Eu comecei a parar e sentir o cheiro do verão no primeiro mês de julho que fiquei em Belém, aos 16 anos, pq antes disso eu sempre viajava. Não sei descrevê-lo. Acho que é o sol, o tempo um pouco menos úmido, o calor nas folhas... Junte-se isso com a luz que faz nessa época e todo verão pra mim é único. Ah, pra esclarecer, o verão aqui começa em junho.
  • Chuva. Aqui em Belém a gente sente o cheiro de chuva que cai nas mangueiras. Hoje em dia nem sempre dá pra sentir, mas quando dá, é maravilhoso.
  • Feijão que acabou de ficar pronto
  • Bolo enquanto ta assando. Mais ainda se for de chocolate
  • Banho de cheiro-cheiroso. A gente toma na festa de São João, uma infusão feita com muitas plantas e ervas que tem que ficar no sol e no sereno. Mas aqui em casa, de vez em quando a gente faz um mini banho de cheiro, pq é uam delícia. A Natura lançou um perfume ou uma colônia um tempo atrás que teria essa essência, mas não, não deu.
  • Jasmim. Na casa da minha bisavó tinha um pé de jasmim, e esse era o cheiro dela. Apesar de não termos convivido mto, cheiro de jasmim é cheiro de nostalgia
  • O cheiro da escola do João Lucas que é o mesmo - incrivelmente - cheiro da escola que eu estudava qdo pequena. Quase me paralisa.
  • Cheiro do vento que vem do mar
  • Chocolate, óbvio
  • Alho
  • o da entrada da casa do tio Jones em Brasília. Não me pergunte o que é, não sei classificar

E vc? qual o "cheiro da sua vida"?

4 comentários:

Waleska disse...

Uai não sei o que é Tucupi e nem o banho de cheir-cheiroso... :(

Jahm disse...

Paola,

Quando fui passear em Belém eu comí todas essas coisas mas eu não lembro, acredita?
A única coisa que me marcou foi o sabor do bacuri; esse nunca mais esquecí!
Quanto aos cheiros, eu amo cheiro de terra molhada e o cheiro da casa da minha mãe tbm.
Posso nem falar que a saudade aperta!
rsrsrsr

BJahm

Narda disse...

Adorei esse post!
Pensei rapidinho e lembrei de 3:
* os cheiros dos brinquedos de água da Disney. Não sei o que é. Mas eles tem o mesmo cheiro e lembro muito de lá.
* o cheiro do meu pai. Lembro perfeitamente até hoje.
* o cheiro que tinha o Shopping Paulista. Era uma delícia, lembro da época que trablhei la. Mas infelizmente após a reforma, não sei o que aconteceu, mas o cheiro sumiu.

Bjs!

sheyla disse...

A casa do meu pai deve ser cheiro de comida gostosa! rsss. O cheiro mais marcante para mim é o cheiro de Belém! Tão diferente e gostoso. Acho que o confundo com o banho de cheiro...Adoro o cheiro do tucupi e lembro do cheiro da vovó que demorava umas 3 semanas para sair lá decasa mesmo depois dela ter voltado para Belém. bjs