segunda-feira, 14 de março de 2011

Top 5 - melhor uso de orquestra em música pop

Como assim "melhor uso de orquestra em músicas pop"? Paola tá doida? O que deu nela, que tipo de post é esse? Mas é que eu gosto mto de música. E gosto muito, muito, muito de música clássica. Não tem como eu não me arrepiar qdo vejo um monte de violinos juntos, sofrer de inveja cinza (não chega a ser negra, mas tbm não é branca) qdo vejo alguém tocando piano e acho violoncelos super sexies. 
Adoro quando vem alguém bacana e resolve unir as duas coisas. Pq o novo pra ser bom não precisa rejeitar o velho.
E uma coisa que vcs devem estar pensando foi que cheguei no limbo das listas, pq se estou fazendo um top 5 tão específico, o que será pode vir depois disso? Melhores visuais roqueiros com faixas na cabeça, melhores rifles de guitarra com nove acordes, top  5 de clipes ambientados em pântanos, cantores de bigode mais charmosos (essa é impossível)?
Lego engano, caro leitor. Minha cabeça não tem lógica, então a próxima lista pode ser, simplesmente melhor coreografia. O importante é surpreender.
E os indicados são:   



The Verve - Bitter Sweet Simphony. Levanta a mão aí quem não gosta dessa música. Alguém? Alguém? Ninguém, né? Pq essa música é mto linda. Foi a maior dentro desses caras. E esse violino não é de tremer? Vai dizer que não?




The Smashing Pumpkins - Tonight, tonight. Eu ouvia muito essa música na MTV quando eu tinha lá meus 16 (em 1996) anos. Sempre admirei o uso de instrumentos "clássicos" no rock, acho que engrandece. Aí que um dia eles tocaram no MTV Music Awards com uma orquestra gigante e eu fiquei lá paralisada olhando: foi lindo demais. Inesquecível e por isso entra no meu top 5. Nunca mais, pelo menos pra mim, o Smashing Pumpkins lançou nada tão bom, pq pra superar aquele momento eles teriam que ser os Beatles. Tentei achar esse vídeo da MTV para colocar aqui, mas não consegui.



E falando em Beatles, jamais, nunca, poderia deixar de colocar aqui All we need is love. Música que tbm todo mundo ama e adora. Tá vendo como orquestra em música pop é mais comum do que se imagina? Beatles sempre são meus favoritos, mesmo que eles não sejam os melhores, simplesmente pq eles existem. Fácil, né? A versão que toca em Simplesmente Amor (relembrando: cena do casamento, na igreja, várias pessoas que estão como convidadas se levantam e tocam essa música) tbm é especial. E uma coisa que me diverte muito ao ver esse clip é procurar o Mick Jagger no meio dos convidados. E isso me lembra a Luciana Gimenez, não sei pq.



Essa é uma música que fico muito triste pq jamais poderei vê-la ser tocada ao vivo. Bohemian Rhapsody, do Queen. Comprei um cd chamado A Night at the Opera, aos 15 anos, porque tinha Love of My Life (que adolescente da década de 90 não adorava Love of my Life?). Mas eis que ouço essa música e foi paixão a primeira audição. Tem coro! Uma pesquisa no Reino Unido a elegeu como a música pop mais importante de todos os tempos. Um espetáculo, quem não conhece, favor assistir, pq faz parte do "vocabulário musical" básico de todo mundo. É como não conhecer Vinícius de Moraes.




Eu poderia ter sido menos óbvia. Mas não fui, aliás fui totalmente passional, pq talvez existam outras músicas com orquestra tecnicamente melhores, mas o blog é meu, a lista é minha, Axl rules e Guns n'Roses entram. Pronto, falei.




7 comentários:

sheyla disse...

Adorei! Guns n'Roses e Queen são sessão nostalgia total! Só lembro da minha adolescência! Agora, All you need is love ganha de todas! Em simplesmente amor ficou perfeita!! Parabéns! A próxima lista, faz em homenagem aos seus vizinhos: as piores músicas tocadas em Salinas!! Rsss. bjs

Anônimo disse...

Eiii Paolete!!!!!!

EU AMO The Verve! Marcou uma fase bem bacana da minha vida... passagem do vestibular e início de faculdade... nossa... como música e cheiros conseguem te transportar pra outro lugar, né?

Beijoasssssssss


Ju
MMP

Anônimo disse...

amo os dois ultimos !

bjo

obs. to adorano essas listas !

Narda disse...

Hahahahaa gostei desse "quesito"! rs
E adorei as escolhas.
Na minha lista eu colocaria essa versão de Hyperballad da Bjork.
http://www.youtube.com/watch?v=VfhkZXZZVcg
É uma 2a versão, tão boa quanto a original, em parceria com o Brodsky Quartet.
Bjs

Coisas do Casal (Cynthia) disse...

Acho que vc gosta muito de música, seja qual estilo for!

Gostei muito deste quesito...beijos!

Any disse...

Paola
Tomei o Haagen Dazs de Doce de leite, e o Rafael de Macadamia crocante. Os dois maravilhosos, mas o meu era melhor.
Senti saudade do sorvete do freddo.
Vi no Globo esses dias que o Paul voltará ao Brasil em Maio pra fazer 2 shows no Rio. Vc viu?
Este eu não perco! De jeito nenhyum!!!
Bjs!

Janinha disse...

Ah seus indicados são todos eleitos!!! Todos 1ºs lugares!! Cara essa sua aptidão, ave! Eu iria tentar começar uma e não terminaria nunca, pq de sucinta eu nao tenho nada, então o top 5 viraria top 50, ashuashuha. Olha essas músicas são, sei lá... já tão na veia!!! bJOCAS.