segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sobre o álbum de casamento

Esse é um assunto que mereceria vários posts. Mas vou tentar fazer um resumão.


Meu contrato previa um álbum com 150 fotos. Eu e Leo, vendo a diiculdade em escolher esse reduzido número diante de um universo com mais de duas mil fotos tiradas, resolvemos pagar a mais e fazer dois álbuns com 100 fotos cada, um pra making off, cerimônia e fotos externas e outro pra festa.


Bacana, conseguimos escolher e levoas fotos lá. E demora, demora, demora, até que eu ligo e descubro... que eles perderam minhas fotos!!! O pior de tudo é que na mesma época tinha queimado a placa mãe do meu pc e, enfim, vcs sabem, perdi td. Falei que teria que escolher tuuuudo de novo. Depois um técnico conseguiu fazer um backup e recuperei algumas coisas. então houve trabalho, mas não tanto.


Depois de eu ter levado (de novo) um cd com as fotos, e ter feito eles assinarem todos os recibos do mundo chega a primeira prova do álbum. Odiei!!! Eles colocaram todos os efeitos que o photoshop permite, coisas coloridas, peb e sépia juntas, raios, traços, recortes, enfim... completamente fora do meu estilo. Pra mim, qto mais básico melhor, o menos sempre é mais. Mesmo pq morro de medo do álbum ficar datado e daqui a cinco anos, eu enxergá-lo mais velho do que ele realmente é. além disso, algumas fotos em preto e branco sofrem perdas, e, naquele efeito em que tudo é preto e branco e um item fica colorido,como o buque, por ex, a linha entre o cafona e o legal é mto tênue.

Sentei na frente do computador com eles várias vezes para fazer as alterações, e mudou mta coisa. Achei difícil fazer as alterações sobre o que já está lá, feito. Algumas vezes fiquei na dúvida se era melhor ter apagado e feito td de novo. Mas enfim, foi desse jeito. Além disso, mudei fotos e páginas de posição, pra ficar mais fiel a ordem cronológica. Vou colocar aqui alguns antes e depois, pra vcs entenderem do que eu gosto e do que eu não gosto.




1ª antes 2ª depois


1ª antes, 2ª depois



1ª antes e 2ª depois

7 comentários:

Kelly Rosa disse...

Oi Paola. Eu faria a mesma coisa que vc fez com os fotografos. Odeio distorção, fundo falso e td mais... usar o photoshop pra tirar uma papadinha aqui, uma barriguinha saliente ali, sou a favor (afinal, ficamos o dia inteiro do casamento sem comer, e na festa qualquer copo d'agua nos estufa...aff), mas colocar efeitos em todas as fotos? nem pensar. Particularmente não gosto desse novo estilo "foto jornalismo", corre-se o risco de alguem atras na foto aparecer com o dedo no nariz e por aí vai. Sou do estilo sorriso amarelo e posar mesmo para foto, pelo menos saberemos quais fotos foram tiradas e assim não esquecer de nenhum detalhe... foto do meu pé ou eu com bobis nos cabelo? socorroooooooooo...
bjs lindona, parabens pelo casamento, as fotos ficaram BEEEEMMMM MELHORES DO JEITO QUE VC MUDOU!

Muriele Binow disse...

bom se vc ñ gostou tinha mesmo todo direito de mudar, mais eu achei que ficou lindas as fotos, e obrigada pelos selinho....bjos!

Elisa disse...

Paola!

Qto tempo, amada!

E sempre que venho me deparo com seu vestido LINDO DE VIVER de bolinhas...

Concordo com vc.Também não deixaria alterarem, assim ao natural ficam muito mais bonito.

Lindas fotos!

Bjks e boa semana para ti!

Li

Anônimo disse...

Assino em baixo ... eles quiseram usar milhoes de efeitos que nao tem nada a ver uma coisa com a outra. Pra que tirar os seus convidados com um efeito ridículo ao fundo de voces dançando ? O legal é você ter guardado pra sempre a expressao de alegria no rosto de quem assistia ...

Tbem prefiro tudo mais simples.

Bjocas

Jahm disse...

Paola,

Menos pra mim tbm é sempre mais!
Dê uma dura nesses doidinhos!
rsrsrsrsr

BJahm

Suzana Lira disse...

achei tudo o MÁXIMOOOO

Janinha disse...

Alguns efeitos são legais, tipo a foto com o padre e a mão no fundo eu gostei do antes. Mas menos é mais, e se puder não distorcer pra poder apreender tudo que ocorreu no momento, melhor.

Mas ficará lindo, depois de todo o trabalho, vai ser recompensador.

Bjocas.